domingo, 3 de janeiro de 2021

Amizade é Importante

 


Regininha pensava somente em si mesma. Assim, queria estar sempre em primeiro lugar em todas as ocasiões. Não aceitava dividir oportunidades com ninguém. Quando chamava alguma amiguinha para brincar, pegava quase todos os brinquedos, deixava só um pouco para a companheira. Por pouca coisa ficava brava e então... tomava os brinquedos da amiga, que, ficava triste e amuada num cantinho. 

Na escola, pegava sem pedir, lápis, borracha, canetinhas dos colegas e não ligava para devolver. No recreio brigava, encrencando por pouco com outras crianças. Punha defeitos em todos e costumava fazer caretas para as pessoas, mostrando-lhes a língua. 

Sabem, amiguinhos, porque ela era assim?

Porque seus pais não lhe mostravam a necessidade de ter boas maneiras, não aproveitavam as chances para ensiná-la, faziam todos os seus gostos. Mas... tudo o que fazemos, provoca bons ou maus efeitos, não é mesmo? Quem semeia laranja colhe laranja e não maçã. Quem planta o mal colhe o mal. Quem planta o bem colhe o bem. 

Olhem só em que se transformou a vida da menina.

As mães de suas amiguinhas, ao verem que elas chegavam tristes em casa, acabaram tomando conhecimento das maldades de Regininha. Proibiram suas filhas de irem brincar com ela e não quiseram saber mais de Regininha dentro de suas casas. Na rua, evitavam até olhar para a menina. Na escola, a professora tratou de tomar providências. Proibiu-a de pegar material dos colegas. No recreio, ninguém mais desejou ficar perto dela e Regininha não tinha com quem conversar. Passou a sentir-se muito sozinha. Ficou conhecida como a “menina briguenta”. 

Certo dia, em que não aguentava mais essa situação, resolveu pedir conselhos para a professora, pois, tia Amália, apesar de enérgica, nunca deixava de dar bons conselhos. Dirigindo-se a ela, disse: 

- Tia Amália, preciso de sua opinião. Não sei mais o que fazer. Não tenho amiguinhas. 

Amália respondeu:

- Se você não tem amigas, é porque não sabe ser amiga. Pense seriamente nisso e verá que tenho razão. As pessoas que pensam somente em si mesmas, que maltratam o semelhante, acabam ficando sozinhas. Mude a sua maneira de ser, caso deseje ser amada. 

Regininha ficou pensativa durante vários dias. Concluiu que a professora estava com a razão. Tentou, então, planejar algo que agradasse as demais crianças. Estava sentindo a dor da solidão. Teve uma ideia e tratou de colocá-la em prática. Com a permissão de tia Amália, levou bolo, salgadinhos e docinhos, além de um saquinho de surpresas para cada colega. Em cada saquinho colocou, além de presentinhos, um bilhetinho amigo, onde se lia o seguinte:

Que bom vê-lo(a) em minha festinha de aniversário. Você é muito importante para mim. Obrigada por tudo.

Todos gostaram da atitude de Regininha e perceberam que agora em seu coração existia o que nunca tinham visto antes nela, ou seja, amor acompanhado de amizade!

Regininha realmente se transformou. Não brigou mais, passou a ser amiga sincera de todos. Pois é...ela aprendeu a ser uma garota legal a duras penas. Hoje possui muitos amigos e... é bastante feliz!

Maria Nilceia


As Mais Visitadas